Pauline Duarte

Directora da Produtora Epic Records França
Pauline Duarte

Filha de pais cabo-verdianos, a produtora Pauline Duarte nasceu em França, país onde lidera uma das cadeiras mais importantes do mundo do Hip Hop, como diretora da produtora internacional Epic Records (detida pela Sony Music). É a primeira vez que uma mulher negra a dirige uma label de rap em terras gaulesas.

Duarte, 39 anos, tem um percurso irrepreensível nos meandros da música urbana, sobretudo o hip hip, que culmina agora com o facto de ser a primeira mulher negra a dirigir uma label de rap em França, a Epic Records. 

Tudo começou em Sarcelles, um subúrbio na periferia de Paris. Entre o emprego na construção civil do pai e as horas extra da mãe como empregada de limpezas, Pauline cresceu com o irmão mais velho a assumir a responsabilidade de cuidar da fratria de quatro irmãos, durante a ausência dos pais. Esse irmão é Stomy Bugsy, célebre rapper e um dos fundadores dos Ministère A.M.E.R. e La MC Malcriado, coletivo de cantores de origens cabo-verdianas que surgiu no fim dos anos ’90 em França. Com ele, Pauline descobriu o rap. Das ruas, onde Stomy forjou a base da sua carreira, aos concertos de lotação esgotada, foi ao lado do irmão que a jovem percebeu que os bastidores da indústria da música seriam o motor da sua vida. 

Em 2021, Pauline Duarte foi nomeada uma das 50 mulheres mais influentes no mundo da música, editada pela revista norte-americana Variety