Patrícia Mamona

Atleta
Patricia Mamona
©Ina FASSBENDER / AFP

Nascida a 21 de novembro de 1988 em São Jorge de Arroios, Lisboa, Patrícia Mbengani Bravo Mamona é uma atleta portuguesa com ascendência angola e uma das mais consagradas da sua geração.

A atleta, que viveu até à adolescência no Cacém, foi descoberta aos 12 anos pelo treinador José Uva que lhe reconheceu qualidades técnicas e que a levou a vestir as cores da Juventude Operária de Monte Abraão, clube que representou até 2010 e onde somou alguns dos seus maiores triunfos. Em 2011, e com o mesmo treinador, passou a fazer parte do grupo de atletas do Sporting Clube de Portugal, instituição que representa até hoje.

Finalista Olímpica nos jogos que tiveram lugar no Rio de Janeiro, em 2016, Patrícia Mamona junta aos seus palmarés o título de campeã universitária conquistado nos Estados Unidos enquanto estava a estudar Ciências Médicas na Universidade de Clemson. À época, o título foi conquistado enquanto atleta do Sporting.

A confirmação de todo o seu trabalho e potencial chegou em 2021 após sagrar-se vice-campeã olímpica nos Jogos de Tóquio. A conquista marcava também o seu novo record pessoal e um novo record nacional com a atleta leonina a passar a marca dos 15 metros. Condecorada com a Medalha de Ordem de Mérito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a atleta não descura os estudos e encontra-se atualmente a tirar a sua segunda licenciatura, desta vez em Engenharia Biomédica. Aos 33 anos, Mamona tem uma carreira que conta com mais de três dezenas de participações nas principais provas internacionais e é considerada por muitos uma das maiores referências do atletismo nacional.