Myriam Taylor

Empreendedora, Ativista
Myriam Taylor

Myriam Taylor é uma empreendedora, filantropa e ativista pelos direitos humanos portuguesa com ascendência angolana.

Nascida em 1976 em Albufeira, passou parte da sua vida no concelho de Faro. Desde sempre interessada por artes, teve nove anos de formação em Balett Clássico e em 1998 ingressou no The Rose Bruford College, Londres, para estudar European Theatre Arts.

Já em 2000 rumou ao Rio de Janeiro onde iniciou a sua formação no Teatro do Oprimido, trabalhando diretamente com Augusto de Boal. Foi também nessa altura que aumentou o seu interesse por causas sociais e dois anos mais tarde, em 2002, na companhia de Augusto de Boal e Rui Frati, viajou para França para trabalhar no Teatre de L’Opprimè, em Paris. Ao longo de todo o seu percurso, Myriam sempre esteve envolvida em causas sociais e projetos humanitários, desde a igualdade de género ao racismo.

Trabalhou como artista voluntária em algumas causas e manteve sempre o interesse por temas como direitos civis, ação social, ciência e tecnologia. Em 2009, mudou-se para Amesterdão, na Holanda, e quatro anos mais tarde, em 2013,fundou a MUXIMA BIO bv que é a mãe da MUXIMA Cosmetics. A empresa, nascida na Holanda, tem escritórios em Lisboa e Amesterdão, e atua como uma plataforma que é curadora, produtora e comissária em questões relacionadas com o tema central da Identidade, representatividade Negra e representatividade Feminina.

Myriam Taylor é responsável pela criação da primeira marca no Mundo de Luxo para cabelos africanos. Em 2021 foi Community Partner na Web Summit, local onde discursou sobre a importância da representatividade e sobre a forma como o consumo pode ser um elemento indicador de poder.