Morato Custódio

Empreendedor

Morato Custódio é uma máquina de criar projetos e iniciativas para empoderar digitalmente e financeiramente a população angolana.

Com 35 anos, desenvolveu projetos para acelerar a adoção das novas tecnologias por todos sem excepção. Para o efeito, teve que desenvolver projectos que incidem em toda a cadeia de valor desde o hardware até às plataformas digitais. 

Depois de passagens por empresas multinacionais como SABMiller (Coca Cola Bottling Luanda) e Multichoice Angola (DStv), Morato decidiu mudar de carreira e focar-se em projectos de impacto social alargado em Angola, que incidem na transformação digital. Começou com a implementação de uma fábrica de telemóveis com capacidade de produção de 342 mil aparelhos por mês, numa parceria com a IPWorld e Wiconnect para permitir os seus utilizadores terem acesso gratuito à Internet.

Morato também está por trás de plataformas digitais com a Bantu Makers, como a Deya – plataforma de crowdfunding para canalizar doações para projetos sociais – e o LWEI – plataforma fintech para levar serviços financeiros convencionais para o mercado informal que representa 81% da população angolana.

Academicamente, Morato é formado em IT, mestre em Information Systems Management e mestre em Project Management, membro profissional permanente do Instituto de Diplomacia Pública, na divisão de Diplomacia Pública e Inclusão Financeira, e foi recentemente selecionado para o programa de liderança da Fundação Obama destinado aos futuros líderes africanos.