Mariama Barbosa

Apresentadora de TV
DR

Mariama Barbosa nasceu na Guiné-Bissau, mudou-se para Portugal com cinco anos, é apresentadora de televisão e desde sempre esteve evolvida com a moda, tornando-se numa das mais importantes trendsetters do país.

Nos bastidores, aconselha várias figuras públicas em matéria de imagem. Tem uma longa experiência no mundo da moda, um universo pelo qual começou a interessar-se desde cedo, sobretudo por influência da mãe, que é para si uma referência de elegância e não é possível falar de Moda Lisboa sem mencionar o seu nome, visto durante anos ter sido uma das principais aderecista e relações públicas do evento, papel que ainda desempenha.

Nesse universo, foi também assistente do estilista Dino Alves e, também, aderecista da ModaLisboa – evento do qual é atualmente relações públicas.

Teve uma rubrica de moda na rádio Oxigénio e apresenta o programa televisivo “Tesouras e Tesouros”, na SIC Caras.

É ainda relações públicas da empresa Showpress, que representa numerosos criadores e marcas de moda. Tem como lema «Só é Feio Quem Quer», título do seu primeiro livro publicado.

Em outubro de 2021, assumiu o papel de embaixadora do Turismo e Artesanato da Guiné-Bissau, à margem do plano do país para desenvolver a economia do país, nomeadamente do comércio local e das atividades turísticas.