Mamadou Ba

Ativista
Mamadou Ba
©Gerardo Santos:Global Imagens

Mamadou Ba é um ativista político antirracista e tradutor luso-senegalês, nascido em Kolda, Senegal, a 2 de janeiro de 1974 e é um dos mais destacados líderes da luta antirracista em Portugal.

Dirigente da organização SOS Racismo, Mamadou Ba foi distinguido em 2021 com o prémio internacional Front Line Defenders, atribuído a ativistas de direitos humanos em risco, pela sua dedicação à luta antirracista.

É coautor de vários documentos públicos sobre racismo e direitos humanos e autor de vários artigos em jornais, revistas e livros, bem como orador em várias palestras e conferências nacionais e internacionais.

Quando criança, o ativista visitava frequentemente a Guiné-Bissau, onde tinha família e ali interessou-se pelo português. Licenciou-se em Língua e Cultura Portuguesa pela Universidade Cheikh Anta Diop, em Dacar, e, em 1997, mudou-se para Portugal, onde frequentou um mestrado na mesma área, com uma bolsa do Instituto Camões. É membro fundador de associações antirracistas e de afrodescendentes, nomeadamente, a Associação Luso-Senegalesa, a Rede Anti-Racista de Portugal, a Diáspora Afrique e a Aliança das Pessoas Africanas e de Ascendência Africana na Europa.

Mamadou Ba foi membro do Conselho Permanente da Comissão Nacional para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (2015-2019), do Grupo de Trabalho para o Censo de 2021 e também membro do Fórum Permanente da Década Internacional dos Afrodescendentes. Atualmente, é membro do Grupo de Trabalho Nacional para a Prevenção e Luta contra a Discriminação Racial e do Comité Diretivo da Iniciativa Equinox para a Justiça Racial.