Luaty Beirão

Ativista
Luaty Beirão
© Sara Matos / Global Imagens

Henrique Luaty da Silva Beirão é um rapper e activista angolano, tendo também a nacionalidade portuguesa, conhecido pelo seu ativismo em prol da liberdade de expressão, democracia e luta anti-corrupção no país que o viu nascer, em 1981.

Licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Plymouth, Reino Unido, e em Economia e Gestão pela Universidade de Montpellier, França, destacou-se pelo seu trabalho enquanto músico. No universo do rap e do hip hop, onde é conhecido por nomes artísticos como Brigadeiro Mata Frakuzx ou Ikonoklasta, já colaborou em projetos clássicos como Batida e Ngonguenha, tendo participado ainda no documentário “É Dreda Ser Angolano”.

O fato de ser filho de João Beirão, primeiro director da Fundação Eduardo dos Santos, não o impediu de se tornar um dos nomes mais conhecidos do atual ativismo político angolano e de ter estado no início do que é conhecido como Movimento Revú – movimento cívico de luta pela democracia e liberdade, que ganhou notoriedade em 2015, depois de Luaty e outros 15 elementos terem sido detidos por lerem o livro Ferramentas para destruir o ditador e evitar nova ditadura — Filosofia política da libertação para Angola, escrito pelo jornalista Domingos Cruz, também ele detido.

O grupo foi formalmente acusado, a 16 de setembro, de preparar uma rebelião e um atentado contra José Eduardo dos Santos.

Como forma de protesto político, Luaty e os camaradas iniciam uma greve de fome, que para o ativista cessou ao 36.º dia.

Após o seu julgamento, a 28 de março de 2016, Luaty foi condenado a cinco anos e seis meses de prisão, mas acabou por receber uma amnistia presidencial para crimes – excluindo os de sangue – cometidos até 11 de novembro de 2015.

Atualmente, Luaty continua a levantar a voz sobre as injustiças sociais vividas em Angola e é uma referência no ativismo nacional.