Katiúscia “Yas” Dias

Atelta de Jiu Jitsu
Yas

Katiúscia Yasmira Dias, mais conhecida por Yas, é uma atleta guineense de 28 anos e lutadora de Jiu Jitsu. Cinturão negro na modalidade, a sua trajetória conta com numerosas medalhas e prémios. É 36 vezes campeã de Portugal, três vezes campeã da Europa, duas vezes campeã mundial de 90 quilos, cinco vezes Naga Belt, entre outros títulos.

O Jiu Jitsu apareceu na sua vida por mero acaso, em 2013, quando ia ver os treinos dos amigos. Na altura, jogava futebol na escola da Apelação, em Loures, no concelho de Lisboa, mas a convite do professor Nasser Camará, Yas começou a treinar a arte marcial, apenas para perder peso. Contudo, a modalidade deixou-a encantada logo após o primeiro treino e desde então não parou.

Em 2021, a atleta da academia Brazilian Power Team International, sagrou-se campeã mundial na faixa preta, objetivo que conseguiu cumprir na 13ª edição do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Profissional de Abu Dhabi (ADWPJJC). Este é o maior e mais prestigiado evento do calendário global da federação, que aconteceu este ano entre os dias 14 a 19 novembro.