Kalaf Epalanga

Artista, Autor
Kalaf Epalanga

Kalaf Epalanga (Benguela — Angola, 1978) é músico e escritor. Ficou conhecido como integrante da banda Buraka Som Sistema (em hiato desde 2016).

Hoje, vive entre Lisboa e Berlim. Foi co-fundador do editora musical Enchufada, cronista do jornal O Público, da GQ Portugal e do jornal angolano independente Rede Angola e reuniu as suas crónicas em duas coletâneas: Estórias para Meninos de Cor (Caminho, 2011) e O Angolano que Comprou Lisboa (por metade do preço) (Caminho, 2014).

Atualmente escreve crónicas para a revista brasileira Quatro Cinco Um. No seu primeiro romance, Também os Brancos Sabem Dançar (Caminho, 2017) narra a sua trajetória musical e uma breve história do kuduro e como a kizomba é a maior manifestação cultural saída da África de expressão portuguesa, além de fazer também um retrato de Benguela e da Lisboa que o recebeu.

Além de curador da edição African Book Festival Berlim 2021, Kalaf também é tido como um importante agente cultural, ao potenciar a divulgação e promoção de diversos nomes da cena artística negra portuguesa, dentro do espectro da música urbana.