José Semedo Fernandes

Advogado, Jurista
©Fumaça

José Semedo Fernandes é um advogado português nascido e criado no Bairro de Santa Filomena, na Amadora e filho de cabo-verdianos. Licenciado em Direito, José Semedo tem sido uma das muitas vozes ativas contra o sistema judicial português, a atuação das forças de segurança nos bairros sociais/autoconstruidos e das injustiças da atual Lei da Nacionalidade.

Admite que as autoridades portuguesas vêem nos bairros “um campo de treino” e não esconde que a justiça portuguesa é parcial, chegando mesmo a acusá-la de ser racista.

Entende também que, “A lei da nacionalidade é pior das atrocidades que o estado português cometeu contra os filhos de estrangeiros nascidos em Portugal.”

Ao longo dos anos tem colaborado com entidades como a SOS Racismo, prestando os seus serviços a elementos da comunidade africana.

Exemplo disso é o facto de ser um dos advogados representantes da família Coxi, no processo em que foram agredidos por agentes da PSP e de ter pertencido ao grupo de advogados que defendeu os jovens da Cova da Moura, num processo movido contra os agentes da PSP de Alfragide. O tribunal viria a dar razão aos queixosos, condenando oito dos 17 polícias por agressão e sequestro.