Joacine Elysees Katar Tavares Moreira é uma política e ativista portuguesa nascida a 27 de julho de 1982, na Guiné-Bissau. Em 2019 foi eleita deputada ao Parlamento português pelo partido Livre, mas passou à condição de deputada não-inscrita depois de lhe ser retirada a confiança política do partido que até então representava.
Licenciada em História Moderna e Contemporânea – vertente de Gestão e Animação de Bens Culturais, Mestre em Estudos do Desenvolvimento e Doutorada em Estudos Africanos no ISCTE-IUL, Joacine assume-se como antirracista e desde o início da sua atividade que tem trazido à tona da esfera pública portuguesa questões relacionadas com o colonialismo, racismo e tudo o que envolva assuntos de carácter étnico-racial.
Katar Moreira assume que a sua abordagem é interdisciplinar, juntando às questões étnico-raciais temas como a igualdade de género, justiça social e ecologia, acreditando que o exercício pleno da democracia está assente na conjugação de todos estes fatores.
Em 2020 lançou o livro “Matchundadi – Género, Performance e Violência Política na Guiné-Bissau”, uma obra que coloca em perspetiva a história contemporânea da Guiné-Bissau, país que a viu nascer.
Em 2021 levou ao parlamento um projeto de resolução com vista a combater os crimes de ódio. A proposta foi aprovada com maioria parlamentar.