Jessé Manuel

Engenheiro Civil, Fotógrafo

Jessé B. A. Manuel nasceu a 28 de abril de 1988 e é um dos nomes maiores da fotografia angolana da atualidade, ao capturar com as suas lentes a beleza paisagística do país. As suas fotografias servem de cartões postais digitais e que inspiram os seus milhares de seguidores nas redes sociais a aventurarem-se na estrada para conhecer os mais belos trilhos de Angola.

Formando em Engenharia Civil, Jessé fotografa desde 2012 e profissionalmente desde 2016.

Em 2014 recebeu o prémio de campeão nacional de fotografias de rali “FotoRali 2014”; em 2015 foi destaque na página oficial do Instagram com uma das suas fotografias; em 2016 teve um dos seus trabalhos entre os seis finalistas de um concurso organizado pela The Photo Society (colectivo de 170 fotógrafos do National Geography); em 2018 participou na expedição de exploração da Bacia do Okavango do National Geography. No mesmo ano, documentou o Raid Cacimbo que passou por Angola, Namíbia, Zambia, Botswana e Zimbabué.

Um ano mais tarde foi nomeado pela organização RED como um dos dez perfis fotógrafos africanos mais interessantes no Instagram.

Em 2020, Jessé foi convidado a produzir um vídeo para o programa Wonderful Places da Amazon Prime e HBO, cuja estreia aconteceu em junho de 2021. O fotógrafo escolheu a beleza única da Baía dos Tigres, no Namibe, para o seu vídeo.