Filipe Nascimento

Político
Filipe Nascimento

Com 32 anos de idade, Filipe Nascimento é um jovem quadro natural da ilha de Príncipe, de ascendência cabo-verdiana, licenciado e mestrando em Direito em Portugal.

Durante a sua infância, adolescência e juventude, foi sempre muito dinâmico no exercício da cidadania, exercendo diversas funções associativas e académicas, com largo histórico de trabalho com as comunidades.

Antes de assumir a presidência regional da ilha de Príncipe, Nascimento foi também adjunto e assessor do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, em Portugal, e jurista e Técnico Superior do mesmo município.

O seu percurso dentro do associativismo passa ainda pela fundação da Associação dos Estudantes do Príncipe em Portugal – Minu-Yié; e presidência da Associação Cabo-verdiana, também em Portugal.

É advogado inscrito na Ordem dos Advogados Portugueses, foi jurista e Técnico Superior da Câmara Municipal de Oeiras e Membro do Conselho Consultivo do IPDAL – Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas.

Tornou-se Presidente do Governo Regional do Príncipe desde 18 de agosto de 2020 proposto pela UMPP, nomeado e empossado pelo Primeiro- Ministro. Foi distinguido como uma das 100 personalidades mais influentes da África lusófona pela revista Africa Shapers em junho do ano 2021.