Dário Pequeno Paraíso

Fotógrafo
DR

Dário Paraíso é um fotógrafo, designer gráfico e artista visual de origem santomense, a viver em Portugal e com um trabalho relevante na exposição da beleza e cultura de São Tomé e Príncipe.

Foi em 2014 que pisou pela primeira vez a terra que viu nascer os seus pais e começava assim a sua pesquisa pelas suas origens, motivações existenciais e culturais. Estava assim dado o primeiro passo para o que hoje conhecemos como Dário Pequeno Paraíso, a sua marca.

Produziu, em 2009, o documentário OMALI VIDA NÓN (Mar nossa vida) e participou, em 2017, na realização da curta-metragem “MINA KIÁ”.

“Ilhando” é o nome da exposição que apresentou, em 2017, na Casa das Artes Criação Ambiente e Utopias (CACAU). “Ilhando” procura mostrar ao mundo a beleza e liberdade que São Tomé e Príncipe emana, através de imagens.

Em 2018, no âmbito de um projeto colaborativo entre para ONGs santomenses e outra portuguesa, realizou uma exposição fotográfica sobre mulheres de São Tomé e Príncipe, em paralelo com um de livro de histórias de mulheres santomenses, recolhidas pela jornalista portuguesa Ana Cristina Pereira.

Em julho de 2021 apresentou Unsa Kaxi, a sua nova exposição. O nome da exposição em português significa “Sempre por casa”, traduzido de linguié, dialeto da ilha do Príncipe, onde nasceu o desejo de fotografar e ir atrás de histórias e pessoas.