Conceição Queiroz

Jornalista, Ativista
DR

Conceição Queiroz tem mais de 25 anos de carreira na Comunicação Social e é uma mulher de causas, dentro e fora do jornalismo.

É uma jornalista respeitada na televisão nacional portuguesa e o seu trabalho foi distinguido por uma dezena de prémios, entre eles os da Unesco, da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da AMI – Jornalismo Contra a Indiferença e o Prémio Maria Barroso – Jornalismo ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento.

Entrou para o ensino superior com 19 valores, licenciou-se em Sociologia e frequentou uma segunda licenciatura em Política Social. É mestre em História Moderna e Contemporânea e doutoranda em Estudos Portugueses, com especialização em Literatura Portuguesa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É membro do Centro de Investigação Media e Jornalismo. A Última História de Amor é o seu terceiro livro, depois de ter publicado Serviço de Urgência (2007) e Os Meninos da Jamba (2008).

Conceição queria ser advogada, mas a vida trocou-lhe as voltas e o jornalismo acabou por a escolher. Nasceu em Moçambique. É jornalista desde 1994. Trabalhou no grupo Semanário, no Rádio Clube Português e foi diretora de Informação da Televisão de Cabo Verde. É grande repórter na TVI e esteve em reportagem em Angola, no Reino Unido, em Moçambique, no Uganda, na África do Sul, e num dos maiores campos de refugiados do mundo, no Quénia.