Carlos Lopes

Economista, Sociólogo, Autor
©Atameru

Carlos Lopes é um economista, sociólogo e autor guineense. Nascido em Cachungo, em 1960, iniciou a carreira na Organização das Nações Unidas, em 1988, como economista, tem mais de 30 livros publicados e já lecionou em universidades de Portugal, Suíça e Brasil.

Doutorado em História pela Universidade de Paris, Lopes é especialista em desenvolvimento e planeamento estratégico.

De 2012 a 2016, foi secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África. Desempenha atualmente funções junto da assessoria política do secretário-geral da ONU.

Carlos foi secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África de setembro de 2012 a outubro de 2016.

Foi representante das Nações Unidas no Brasil e no Zimbabué e ocupou o cargo de diretor de assuntos políticos no gabinete do Secretário-geral e é fundador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa, é ainda professor universitário visitante em várias universidades africanas e europeias.

A principal bandeira levantada por Lopes é o fortalecimento de unidade africana, a defesa da pluralidade e a diversidade do continente africano. Considera que a agricultura pode ser o princípio da transformação industrial em África e preocupa-se com os dúbios interesses internacionais nos recursos do continente, sobretudo os naturais.